+55 (47) 3349-6168 kevenoll@kevenoll.com.br

Com a nova onda de Covid-19, especificamente da variante Ômicron em todo o mundo, é comum ficar em dúvida em relação a sintomas como febre, dor de cabeça, mal estar e coriza, principalmente com essa cepa que tem sintomas menos graves e diferentes das variantes anteriores.
Isso porque as doenças respiratórias, que também incluem resfriado e gripe, costumam apresentar sinais bem parecidos, por afetarem as mesmas regiões do corpo. A diferença é que alguns deles tendem a aparecer com mais frequência ou ter maior intensidade, a depender da doença. Confira nesse Blog, que nós da Kevenoll do Brasil preparamos para você, as diferenças de sintomas de cada uma dessas doenças.

Variante Ômicron:

A nova variante costuma provocar sintomas com menor intensidade em comparação com as demais cepas que já se espalharam até então. O estudo Zoe Covid vem fazendo constantes levantamentos sobre os sintomas que pacientes diagnosticados com a doença costumam relatar. O trabalho aponta para coriza, dor de cabeça, cansaço, espirros e dor de garganta como os principais associados à Covid-19 causada pela Ômicron.
Esses sintomas costumam ser leves, já que a Ômicron se reproduz mais rápido nas vias aéreas e poupa o pulmão. Os sintomas melhoram, em média, cinco dias após o início. A febre também pode surgir, mas com menos frequência.

Resfriado:

Tem sintomas mais leves que a gripe, e se parece bem mais com os sinais dados pela da variante nova do Coronavírus, por também afetar mais as vias aéreas superiores. Os principais sintomas do resfriado são: coriza (nariz escorrendo com secreção aquosa e transparente), nariz entupido, espirros, dor de garganta e febre baixa (mais comum em crianças — adolescentes e adultos não costumam apresentar). Os sinais costumam durar de três a quatro dias, mas podem se prolongar em fumantes, chegando a até dez dias.

Gripe:

A febre pode ser um sintoma diferencial entre a gripe, onde ela é comum. Diante de um quadro febril, é provável, portanto, que o paciente esteja com gripe, desencadeada pelo vírus influenza. Mas a febre, por si só, não garante o diagnóstico da doença.
De acordo com o Instituto Butantan (responsável por produzir a vacina da gripe usada no nosso País) os principais sintomas da gripe são: febre súbita, tosse seca, dor de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar, dor de garganta e coriza. Os sinais da gripe costumam durar de cinco a sete dias, sendo que a tosse pode levar duas semanas ou mais para desaparecer.

Prevenção das doenças:

O uso de máscaras, higienização recorrente das mãos, uso de luvas e distanciamento social são medidas de prevenção tanto da Ômicron e da gripe, quanto do resfriado. Porém, em caso de confirmação da Covid-19, especialistas recomendam o uso de máscaras como a PFF2 ou N95, por garantirem maior proteção.
Além disso, a vacinação segue sendo o método mais eficaz de proteção, pois apesar de não impedir a contaminação e o contágio, reduz a gravidade dos sintomas. Hoje, existem vacinas contra a Covid-19 e a gripe.


Acompanhe-nos no  Facebook  e  LinkedIn . Acesse o site: https://kevenoll.com.br